DICAS DE COMO ECONOMIZAR ÁGUA

setembro 01, 2020


“Como será o Brasil no futuro?” e “como será o depois de amanhã de um mundo doente?” são perguntas que, talvez, fiquem sem resposta em alguns quesitos. No entanto, é certo afirmar que se o desperdício de água for ao menos minimizado, podemos fazer do nosso país um lugar melhor – e, claro, garantir água potável nas residências, sem preocupar-se com a falta dela.

Mesmo que o volume d’água seja demasiado no Brasil, existe a preocupação do consumo exagerado e inconsciente dele que, daqui a pouco, pode nos afetar diretamente. É preciso que esse consumo seja otimizado para que possamos melhorar o mundo.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa faz uso de 3,3 mil litros de água por mês, que numa conta rápida podemos estimar aproximadamente 110 litros de água por dia. Este número é estimado apenas no que diz respeito às necessidades de consumo e higiene. No Brasil, a situação é mais preocupante. Cada indivíduo chega a fazer uso de mais de 200 litros por dia.

Por isso, abaixo disponibilizamos aos nossos leitores algumas dicas de economia d’água para deixar o bolso mais leve e contribuir para a saúde hídrica do nosso país:

 

No banheiro:

– Deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes pode fazer você economizar 12 litros de água numa casa e até 80 litros em um apartamento;

– Não tomar banhos demorados;

– Não jogar lixo no vaso sanitário e nem fazer uso do mesmo à toa. Acionar a válvula de descarga por seis segundos pode consumir de 6 a 10 litros de água.

 

Na lavanderia:

– Deixar a roupa acumular e lavar tudo de uma só vez é uma boa opção;

– Fechar a torneira enquanto ensaboa e esfrega a roupa no tanque;

– Uma lavadora de roupas de cinco quilos consome 135 litros de água a cada uso. Por isso, a dica é utilizar a máquina somente quando estiver na capacidade total.

 

Na cozinha:

– Jogar os restos de comida de pratos e panelas no lixo antes de lavá-los;

– Encher a cuba da pia com água e detergente até a metade, deixar a louça de molho por uns minutos e só depois ensaboar. O processo deve ser repetido até que a louça acabe, para que o enxágue seja feito de uma só vez;

– Ligar a máquina de lavar louça apenas quando estiver com a capacidade total.

 

No jardim, no quintal e na calçada:

– Não lavar o carro com mangueira. O correto é fazer uso de balde e pano;

– Ao invés da mangueira, fazer uso de uma vassoura para limpar a calçada. O processo inverso, durante 15 minutos, pode desperdiçar cerca de 280 litros de água;

– Regar as plantas pela manhã ou à noite, a fim de evitar o desperdício causado pela evaporação.

 

Pronto! Agora que você já sabe tudo sobre como economizar água – e porque não dinheiro, vamos espalhar essa conscientização para a nossa família e amigos?

You Might Also Like

0 comentários