COMO ENSINAR SEU FILHO A PRESERVAR A NATUREZA

outubro 02, 2020


É verdade que o mundo anda cada vez mais doente (ambientalmente falando) e, consequentemente, a preocupação com a preservação da Terra tem sido mais intensa. Se no século passado existia a utilização aguçada de recursos naturais, hoje a realidade é bem diferente. No entanto, para que esse cenário seja transformado, é preciso ter certo cuidado com a natureza e o meio ambiente, o que deve começar desde muito cedo.

Aliadas à escola e, é claro, aos pais, as crianças necessitam incorporar em seus hábitos alguns comportamentos que, ao ver geral, são simples, mas que podem fazer uma diferença significativa ao mundo.

Para estimular essa consciência infantil, inúmeros desenhos animados (um dos hobbies preferidos dos baixinhos) abordam essa temática, tais como Turma da Mônica e Chaves, os quais são exemplificados abaixo. Além disso, apresentam uma didática universal, o que os torna capazes de despertar o interesse das crianças pelo meio. No entanto, a mensagem pode também chegar e marcar adultos de todas as idades, por sua linguagem fácil e descomplicada.






Desenvolver uma criança com consciência ecológica e ambiental é primordial. Contudo, essa formação pode ser um pouco demorada. Por isso, é indispensável que esse tipo de hábito seja implantado em casa, em família, de maneira que haja incentivo a cuidar do planeta e, até mesmo, cuidar dos amigos de próximas gerações.
A forma mais eficaz de conscientizar alguém ainda na infância é criar situações nas quais a criança entenda e reconheça a importância dos seus atos, especialmente sobre as consequências do uso incorreto e inadequado dos recursos naturais.




Abaixo, portanto, algumas dicas para melhorar o relacionamento da criança com a natureza e o meio ambiente:

1. Realizar o descarte correto e a separação de lixos;
2. Ensinar sobre reciclagem;
3. Economizar recursos;
4. Conscientizar do consumo sustentável;
5. Fazer passeios ao ar livre;
6. Incentivar o conhecimento sobre o assunto;
7. Andar a pé ou de bicicleta.

Gostou do nosso tema de hoje? Então o compartilhe nas suas redes sociais!

You Might Also Like

0 comentários