MUNDO VERDE: INTRODUZA A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

outubro 16, 2020

A Conscientização Ambiental para os jovens e crianças, deve ser introduzida na formação de suas identidades, desse modo o ideal é que o primeiro contato ocorra na escola e seja trabalhado em casa em união entre pais e filhos. O destino do planeta estará em suas mãos, visto que as questões ambientais não são resolvidas no prazo de um dia e sim no intervalo de gerações. Por isso é importante que, desde pequenas, elas aprendam a racionalizar os recursos e a contribuir com seu grãozinho de areia na luta contra as mudanças climáticas. O resultado da difícil tarefa pode ser um mundo mais sustentável e melhor para viver.



Desta forma uma metodologia precisa ser aplicada de modo a realmente programar a mentalidade do jovem que terá tanto pela frente, mesmo nos pequeno atos. Pois você não muda o mundo antes de mudar a si mesmo. Os processos são estabelecidos da seguinte maneira:


SENSIBILIZAÇÃO DAS CRIANÇAS E JOVENS

Tudo começa no ensino primário etapa chave no desenvolvimento da conduta, da consciência social e da solidariedade. Na escola, aprendemos valores e comportamentos que nos acompanharão na idade adulta e nos definirão como cidadãos. Por isso, é importante promover o interesse dos alunos em preservar e proteger o meio ambiente durante essa etapa. Assim o objetivo de ensinar educação ambiental para crianças é fazer com que elas passem a cuidar da natureza como parte da vida delas, em vez de se limitarem a estudá-la. 




ENCONTRAR A METODOLOGIA CORRETA DE EDUCAÇÃO

Dada sua importância, a educação ambiental é um processo para a vida toda e que deve ser incluído tanto no programa educativo das escolas e institutos quanto em outras atividades. 

Seu ensino na sala de aula deve ser adaptado de acordo com a idade e mentalidade das criança e deve ser, além de teórica, prática, interessante e divertida. Muitas dessas atividades podem ser desenvolvidas no pátio da escola ou em qualquer parque da cidade. Na rua, é possível aprender não só com plantas, árvores, rios, pássaros ou insetos, mas também com problemas ambientais como poluição, emissão de gases, consumo energético, reciclagem, aproveitamento da água e etc.



OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CRIANÇAS E JOVENS

A necessidade da inclusão da educação ambiental nas escolas é uma demanda da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura Unesco. A diretora da entidade Irina fez uma declaração durante o um importante Congresso Mundial de Educação Ambiental, para certificar sua necessidade.




De acordo com a Unesco, os quatro objetivos da educação ambiental para crianças são:

- Conscientizá-las e sensibilizá-las em relação aos problemas ambientais; 

- Fomentar seu interesse em relação ao cuidado e melhoria do meio ambiente;

- Desenvolver na infância a capacidade de aprender sobre o meio que nos cerca;

- Ampliar seus conhecimentos ecológicos em assuntos como energia, paisagem, ar, água, recursos naturais e vida silvestre.




"Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível" (Thomas Jefferson).

You Might Also Like

0 comentários