A EFICÁCIA DOS 5 R’S NA ROTINA DO SER HUMANO E NA SAÚDE DO PLANETA

novembro 18, 2020

Assim como tudo na vida, os valores são primordiais não somente para uma boa convivência, mas também para deixar o mundo melhor e, consequentemente, mais saudável. Isso, é claro, quando aplicamos valores ao meio ambiente – e cálculos nada tem a ver com esse contexto.

As futuras gerações dependem de nós, assim como eles dependerão dos filhos, que dependerão dos netos, e assim sucessivamente. Mas, para que a consciência ambiental seja perpetuada, os ensinamentos a serem repassados são fundamentais. Um dos métodos mais eficazes que se conhece são os 5 R’s, que nada mais são que cinco termos que norteiam o aprendizado ambiental.


MAS AFINAL, O QUE SÃO OS 5 R'S?

Com o intuito de reduzir a geração de resíduos do nosso planeta, o esquema de aprendizado em questão parte para uma linha comportamental a frente do consumo e a forma que se trata os resíduos gerados pelo ser humano. Os 5 R’s são uma abreviação para cinco palavras, sendo elas: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar – todas em um ciclo vicioso.


REPENSAR:

As práticas e atitudes tomadas em referência ao meio ambiente devem ser pensadas e, claro, repensadas. De novo e de novo. Isso porque o consumo próprio e como fazemos o descarte daquilo que utilizamos interfere direta e indiretamente na saúde do próximo. Repensar é o primeiro passo para uma mudança significativa.


RECUSAR:

É dizer não a tudo aquilo que não é necessário, focalizando no consumismo consciente. É, também, preferir adquirir produtos de empresas ecologicamente corretas, estimulando o aprendizado ambiental e global.



REDUZIR:

Em algum momento aleatório da vida você já deve ter se perguntado: “Eu preciso realmente disso?”. E, se a resposta tenha sido não e você dispensou tal consumo, parabéns! Reduzir significa poupar – e a economia não está em pauta nesse momento. O foco são os recursos naturais, tais como água potável, a qual é utilizada tantas vezes é desperdiçada em excesso.


 

REUTILIZAR:

Antes de descartar algum produto, confira e analise se o mesmo pode ser reutilizado. Em pleno ano de 2020, uma das grandes tendências é o “tie dye”, que de certa forma estimula a reutilização de diversos materiais. É o novo chique. É consciente.


 

RECICLAR:

Nada mais é que o reaproveitamento de um produto que, posteriormente, possa virar matéria-prima para a fabricação de outro artefato. Com isso, o lixo sofre uma diminuição considerável  no planeta. A exemplo disso destaca-se o papel, o plástico e o alumínio.


 

Agora que você já conhece os 5 R’s, que tal aplica-lo na sua rotina e, também, repassá-los ao seu ciclo social? O planeta agradece!

You Might Also Like

0 comentários