CRIANÇAS E PESSOAS ADULTAS QUE COMEM VEGETAIS E FRUTAS VIVEM MAIS SAUDÁVEIS

dezembro 07, 2020



Para uma dieta saudável todos os alimentos são importantes. As carnes contém os aminoácidos que se transformam em proteínas, carboidratos nos dão energia, porém os nutrientes importantes para manter a saúde em dia e o corpo em equilíbrio são encontrados principalmente nos alimentos de origem vegetal, como frutas, legumes e verduras. Estes são indispensáveis para a composição de um padrão alimentar saudável e contêm diversos elementos essenciais para a saúde, os quais englobam vitaminas, minerais, fibras e outros compostos bioativos, favorecendo a manutenção da saúde e controle do peso corporal.

No Brasil as pessoas esquecem ou acabam negligenciando o consumo e de 3 a cada 4 indivíduos permanecem consumindo menos frutas e hortaliças do que o recomendado, o que deve ser combatido de maneira abrangente pela sociedade civil e pelas instituições governamentais, já que o consumo diário e regular de vegetais traz inúmeros benefícios à saúde, como por exemplo:


Os vegetais na saúde da nossa barriga

Os alimentos de origem vegetal são responsáveis pelo fornecimento de fibras solúveis e insolúveis que melhoram o trânsito intestinal. Além disso, tomate, banana, aspargos, frutas vermelhas, alho, cebola, chicória, vegetais verde e legumes, além de aveia, trigo, cevada e linhaça são fonte de prebióticos, ou seja, de alimento para as bactérias benéficas, substâncias não digeridas pelas enzimas humanas. Essas substâncias são fermentadas seletivamente por bactérias potencialmente benéficas ao organismo, o que repercute favoravelmente na absorção de alguns nutrientes e na saúde do organismo.




Prevenção dos problemas em idosos

Com o aumento da expectativa de vida, cresce a projeção do número de idosos com demência, padrão esse que deve ser mudado, bem como o interesse em estratégias que possam reduzir o declínio das habilidades cognitivas, que é uma característica central da doença. O consumo de folhas verdes, que são fonte de caroteno, luteína, nitrato, folato, fitosterol, vitamina E e K, demostra reduzir o declínio cognitivo dos nossos avós. Esses nutrientes apresentam mecanismos de ação independentes e sinérgicos na proteção cerebral que inclui a redução do estresse oxidativo celular. O consumo diário de folhas verdes é uma maneira simples que contribui para a saúde cerebral.



Aliados no controle de peso

A saciedade é um fator relevante para controle do peso corporal e os vegetais podem exercer importante papel. Vegetais com maior teor de fibras exigem maior tempo de mastigação, levando a maior produção de saliva e suco gástrico e aumentando a distensão gástrica e desta forma nos ajudando a não ter fome tão constantemente e por consequência reduzir o peso e se manter saudável.




You Might Also Like

0 comentários