A IMPORTÂNCIA DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE PARA O MEIO AMBIENTE

abril 15, 2021

 


As Áreas de Preservação Permanente – ou também conhecidas como APP, são áreas protegidas para a PRESERVAÇÃO E A CONSERVAÇÃO do meio ambiente, o que engloba locais como rios, nascentes, lagos naturais, banhados e encostas, evitando transformações negativas nos leitos, garantindo o abastecimento dos lençóis freáticos e a preservação da vida aquática.


Essas áreas estão estabelecidas pela Lei do novo Código Florestal de 2012. A fiscalização dela é feita, portanto, pelo IMA, Polícia Ambiental, Ibama e órgãos do município. Em conjunto, esses órgãos ambientes analisam a conformidade da lei perante a prática cotidiana. O objetivo é conseguir manter um equilíbrio entre os interesses do produtor e da sociedade, visto que os recursos do campo podem acabar se forem explorados de maneira inadequada.


Dessa forma, a área de APP foi considerada um divisor de águas na questão da preservação dos recursos naturais, e isso deve ser visto pelo produtor como um benefício, pois preserva o campo para as próximas gerações. Além disso, é importante que se pense com a devida atenção, visando o hoje e o amanhã, especialmente quando o assunto é o equilíbrio ambiental.


ATIVIDADE:

Para exercitar o nosso conteúdo, trouxemos para nossos alunos um breve relato sobre os fundamentos da área de preservação permanente:

“Áreas de Preservação Permanente (APP) são áreas protegidas pela Lei 12.651/2012, o "Novo Código Florestal Brasileiro", cobertas ou não por vegetação nativa (árvores naturais do nosso paiz), com a função ambiental de preservar os recursos hídricos (recursos como cursos d’ água, nascentes, banhados e mananciais), a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, a continuidade genética de fauna (relacionado aos animais) e flora (relacionada a todos as plantas), proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas”.

Com isso dito, como podemos ver na imagem abaixo, existem alguns detalhes que são encontrados na área de APP. Nesse caso a presença do rio, chamado de curso de água, presença de árvores em suas bordas e nenhuma intervenção do homem no local, com casas e outras construções. Para tornar o aprendizado ainda mais divertido, você pode colorir a imagem com as cores da natureza!



You Might Also Like

0 comentários