ÁRVORE, MÁQUINA QUE FAZ CHOVER

abril 22, 2021


Já aconteceu com você de um dia chegar em casa doido por um banho e quando abre o chuveiro não sai nem uma gota de água? Ou pior: querer matar a sede e não ter nada de água na rede? Logo, logo, alguém coloca a culpa na concessionária pela falta de água. E o órgão responsável, por sua vez, não perde tempo em colocar a culpa na chuva: “tem chovido pouco e falta água no rio, vamos economizar”! 


Nessas horas seria interessante termos uma máquina que faz chuva, não é mesmo? Assim, nunca faltaria água! Mas será que essa máquina já existe?  Será que é muito cara? É fácil de encontrar? A resposta certa é sim: existe, é de graça e fácil de encontrar. Essa grandiosa máquina se chama árvore!


Todas as plantas fazem um processo chamado evapotranspiração, só que as árvores, por terem um porte maior, são muito boas nesse processo. Em todo o momento em que as plantas estão fazendo seu próprio alimento, por meio da fotossíntese, elas pegam com suas raízes a água líquida, geralmente do solo, e a lançam na forma de vapor para a atmosfera. Essa água vai formar as nuvens que fazem chover. Simples assim!

Esse fenômeno fica mais fácil de observar com um experimento simples:

- Num dia de sol, você pode envolver num saco plástico transparente um galho de uma planta, de preferência de porte maior, como uma árvore. É só amarrar bem o saquinho plástico e depois de um tempo observar o que acontece.

- Se o dia estiver ensolarado, a árvore fará fotossíntese e, nesse processo, vai liberar água por evapotranspiração, que deve ficar visível dentro do saquinho.

É por causa também da evapotranspiração que você tem a sensação de um ar mais fresquinho num dia bem quente, quando você está embaixo de uma árvore.

 

É claro que existem outros fatores que influenciam a formação das chuvas, como o clima, os ventos, a evaporação da água do mar, entre outros. Mas com certeza, as árvores tem um papel importantíssimo na formação e distribuição de chuvas, principalmente no Brasil.

É a água que as árvores lá da Floresta Amazônica estão evaporando, que fazem chover aqui na região Sul e Sudeste do Brasil, por meio dos rios aéreos. Rios aéreos? É, isso mesmo! Tem rio que voa! Mas isso é papo para outro post.

Por agora, que tal um jogo para exercitar o que foi passado hoje? Você vai adorar responder às perguntas em formato de programa de TV: conto com você! Acesse a atividade nesse link.

Bem, gostou do que aprendeu hoje? Se quisermos garantir que tenhamos água hoje e no futuro, temos que preservar as árvores que ainda estão de pé e plantar muito mais. E você pode ajudar: faça sua parte! Plante uma árvore. Você estará ajudando a si próprio e também a muitas pessoas ao seu redor.

You Might Also Like

1 comentários