O CICLO DA ÁGUA

maio 20, 2021


Que o planeta precisa da água para sobreviver (assim como nós, humanos) não é novidade para ninguém. No entanto, uma dúvida que acomete muitas pessoas é sobre o ciclo da água, o qual se caracteriza como o permanente processo de transformação do referido líquido na natureza, passando pelos estados líquido, sólido e/ou gasoso.

Indispensável para a manutenção da vida, a água é encontrada na natureza e está distribuída nos rios, lagos, mares, oceanos e em camadas subterrâneas do solo ou, também, em geleiras. Esse ciclo passa pelas seguintes etapas:

 

EVAPORAÇÃO: O calor de sol aquece as águas do planeta, especificamente nos rios e mares.


CONDENSAÇÃO: O vapor da água sobe para a atmosfera e esfria de modo a formar as nuvens.


PRECIPITAÇÃO: A partir do excesso de água condensada na atmosfera, as gotículas suspensas no ar caem das nuvens.


INFILTRAÇÃO: Nesse processo, a água cai das nuvens através da chuva. Além disso, uma parte dessa água ainda é responsável por alimentar os lençóis subterrâneos.

 

TRANSPIRAÇÃO: Parte da água que se infiltrou no solo pode ser absorvida pelas plantas que, depois de utilizá-la, devolvem a mesma à atmosfera.

 

O ciclo da água acontece corriqueiramente, muitas vezes até sem que percebamos. No entanto, percebe-se um fator essencial: os processos que envolvem a água permitem que a vida se multiplique.

You Might Also Like

0 comentários