A IMPORTÂNCIA DO SOL PARA OS VIVENTES DA TERRA

junho 05, 2021


O Sol é uma estrela. Já nós, seres da Terra, somos o terceiro planeta que gira em torno de tal. Ele nos fornece calor e é uma grande fonte de energia luminosa, sendo fundamental para a sobrevivência dos homens, dos animais, das plantas e também dos seres menores.


Vale lembrar que os vegetais, por exemplo, só conseguem realizar a fotossíntese com a presença da luz, uma vez que possuem um pigmento específico chamada de clorofila, a qual é capaz de captar a luz solar para que seja transformada em energia. Eles também produzem oxigênio, que é usado por uma grande quantidade de seres vivos na Terra, inclusive nós, humanos.


A intensidade da luz do sol varia de acordo com a estação do ano. No inverno e outono, os dias são mais curtos, logo temos menos incidência de luz solar. Já na primavera e no verão, os dias são mais longos, então temos uma quantidade de raios solares maior. Essas diferenças acontecem por conta do movimento de translação, ou seja, quando a Terra faz uma volta completa em torno do Sol. Esse movimento dura exatamente 365 dias e 6 horas – ou como costumamos chamar: um ano.


Dessa forma, é possível perceber que a importância do sol vai muito além das questões que separa a noite do dia, tendo em vista que sem ele não seria possível sobreviver em nosso planeta. Por isso, devemos ser imensamente gratos a toda luz e energia que ele nos manda!

You Might Also Like

0 comentários