O QUE SÃO BACIAS HIDROGRÁFICAS?

junho 16, 2021


A bacia hidrográfica é caracterizada como uma região onde toda a água que ali chove, escoa para um mesmo lugar. Há quem pense que a bacia é definida apenas como um conjunto de rios quando, na verdade, é toda uma área delimitada pelos divisores de água.


Como exemplo, podemos imaginar que uma folha seja uma bacia hidrográfica. A sua borda é semelhante a um divisor de água de uma bacia, delimitando-a, que nada mais são que os topos dos morros e montanhas. O início de cada nervura da folha é como se fosse uma nascente, enquanto os traços menores funcionam como um rio afluente da bacia hidrográfica. Cada rio afluente desemboca num rio principal, que seria a nervura maior da folha. E por fim, esse rio principal tem sua foz, onde desemboca em outro rio ainda maior ou no mar.

De uma forma geral, cada elemento da bacia é definido como:

NASCENTE: Lugar onde começa a bacia hidrográfica. Além disso, pode também ser o ponto mais elevado do relevo e também onde fica a principal nascente do rio, que muitas vezes dá nome à própria bacia.

RIO PRINCIPAL: O rio de maior volume e extensão da bacia. Ele recebe as águas dos rios menores, os quais têm função de lhe abastecer.

DIVISOR DE ÁGUAS: É onde as áreas das bacias são divididas – geralmente em morros, serras, picos, montanhas ou qualquer outro tipo de relevo.

AFLUENTES: São os rios menores que deságuam no rio principal e que consequentemente têm a função de abastecer o rio maior.

FOZ: É o final da bacia e também o local onde as águas encontram o oceano ou deságuam em uma bacia hidrográfica ainda maior.


É importante pensarmos em todas as ações humanas sobre o meio ambiente com a visão da bacia hidrográfica. Afinal de contas, tudo está interligado e qualquer ação feita em algum momento irá interferir em outros pontos da bacia.

You Might Also Like

0 comentários