ONDE NASCE O RIO TIJUCAS?

junho 29, 2021

Ao transitar pelo centro de Tijucas, mais especificamente em frente à Praça do Dinossauro (principal ponto turístico da cidade), é possível notar que, atrás da escultura do animal, passa um rio – que é o famoso Rio Tijucas. Um pouco mais a frente desse ponto, o referido rio encontra a sua foz.

O Rio Tijucas faz parte da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas e não tem apenas uma nascente, mas sim centenas de nascentes que vão formando pequenos rios afluentes, os quais se juntam até formar o próprio rio do qual falamos.


Contudo, existem duas nascentes principais do Rio Tijucas, que são as mais distantes de sua foz. Uma fica na Serra da Boa Vista, no município de Rancho Queimado, numa região com mais de 1.200m de altitude. Essa nascente forma o Rio Garcia que passa por Angelina e, quando chega em Major Gercino, passa a ser chamado de Rio Tijucas. Esse rio desce até o município de São João Batista, onde encontra outro importante afluente: o Rio do Braço. Esse outro rio começa na outra principal nascente do Rio Tijucas, na cidade de Leoberto Leal. Lá ele é chamado de Rio Alto Braço e, em Nova Trento, de Rio do Braço. Quando se junta ao Rio Tijucas, na altura da ponte de acesso ao centro de São João Batista, ele segue para o município de Canelinha e depois Tijucas, até chegar a sua foz, na Baía de Tijucas.

Desde suas nascentes até a sua foz, o Rio Tijucas passa por diversos municípios e atravessa diversos usos do solo, como floresta, agricultura, pastagem e cidades. Com isso, vai carregando também toda a poluição que recebe em seu caminho.


Assim, todos os moradores da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas devem pensar de maneira conjunta as atividades que impactam o referido rio, de maneira a garantir que tenhamos água em quantidade e qualidade adequadas para hoje e no futuro.


ASSISTA A VIDEOAULA:



You Might Also Like

0 comentários