COMO AS PLANTAS SE ALIMENTAM?

julho 27, 2021

Que tal começarmos o nosso post de hoje com um desafio? Primeiramente olhe ao seu redor e procure por uma planta. Agora, encare-a. Além da própria planta, você conseguiu observar algo diferente? Talvez a tenha visto se alimentando? A resposta provavelmente é não. Agora, o questionamento principal: como as plantas comem? Ou melhor: como elas conseguem utilizar os nutrientes da terra para crescer?

A resposta não é difícil! Diferente dos seres humanos e outros animais, a maioria das plantas é capaz de produzir seu próprio alimento. Isso acontece através de um processo chamado fotossíntese.


Nela, as raízes das plantas absorvem água e nutrientes minerais. Já as folhas absorvem a luz do sol e gás carbônico, que nada mais é que um gás presente no ar. Todos esses componentes são então combinados entre si e, posteriormente, geram a glicose, que é também conhecida como açúcar. Essa tal glicose servirá de alimento para a planta, permitindo que ela cresça suas raízes, tronco, galhos, folhas e frutos. Como resultado desse evento, as plantas liberam o oxigênio, um gás muito importante para a respiração dos humanos e outros animais. Todo esse processo acontece no interior das folhas e caule das plantas e, por esse motivo, não é possível enxergar as plantas se alimentando.


Contudo, há ressalvas. As plantas carnívoras, por exemplo, se alimentam na maioria das vezes de pequenos insetos.

Agora que você já sabe como esse processo funciona, que tal compartilhar a informação com sua família e amigos? Assim, vocês aprenderão praticamente juntos e, em um outro momento, podem até fazer experimentos com algumas plantas. Fica a dica!


ASSISTA A VIDEOAULA:



You Might Also Like

0 comentários