COMO É FEITO O PAPEL?

julho 19, 2021

Para que você tenha conhecimento, o papel é produzido através de um produto que é matéria prima da agricultura. Ele é feito a partir da madeira de uma árvore chamada eucalipto. Todas as árvores possuem em suas células uma substância chamada de celulose; é a partir dela que o papel é fabricado. O eucalipto é cortado e levado para a indústria, onde sua madeira será cortada, descascada e picada.


Depois de picados, os pedaços de madeira são colocados em um grande tanque para cozinhar. Depois de algumas horas cozinhando, tem-se uma pasta de celulose. Essa pasta misturada com alguns produtos químicos será colocada sobre um local bem plano para poder formar uma grande folha de papel.

Mas a grande folha ainda não está pronta! Ela vai passar por uma esteira rolante, onde será prensada. Depois será retirado o excesso de água e, por fim, será compactado e alisado.

Depois de todas essas etapas de beneficiamento, ele irá passar pelo processo de corte e embalagem final.


Curiosidades:

  • O papel surgiu no século 2, substituindo o papiro e o pergaminho, no ano de 4000 a.C;
  • Os antigos egípcios descobriram que podiam montar folhas macias para escrever a partir da medula da cana que crescia nos pântanos alagados do rio Nilo;
  • O papiro foi o grande meio destinado à escrita na Antiguidade, sendo usado por gregos, romanos, persas e árabes durante muitos séculos;
  • O pergaminho era feito com couro de animais (como ovelhas, cabras e bezerros), que era limpo, curtido, lixado e esticado em armações de madeira.

Assista a videoaula:



You Might Also Like

0 comentários