Para que você tenha conhecimento, o papel é produzido através de um produto que é matéria prima da agricultura. Ele é feito a partir da madeira de uma árvore chamada eucalipto. Todas as árvores possuem em suas células uma substância chamada de celulose; é a partir dela que o papel é fabricado. O eucalipto é cortado e levado para a indústria, onde sua madeira será cortada, descascada e picada.
Depois de picados, os pedaços de madeira são colocados em um grande tanque para cozinhar. Depois de algumas horas cozinhando, tem-se uma pasta de celulose. Essa pasta misturada com alguns produtos químicos será colocada sobre um local bem plano para poder formar uma grande folha de papel.
Mas a grande folha ainda não está pronta! Ela vai passar por
uma esteira rolante, onde será prensada. Depois será retirado o excesso de água
e, por fim, será compactado e alisado.
Depois de todas essas etapas de beneficiamento, ele irá
passar pelo processo de corte e embalagem final.
Curiosidades:
- O papel surgiu no século 2, substituindo o papiro e o pergaminho, no ano de 4000 a.C;
- Os antigos egípcios descobriram que podiam montar folhas macias para escrever a partir da medula da cana que crescia nos pântanos alagados do rio Nilo;
- O papiro foi o grande meio destinado à escrita na Antiguidade, sendo usado por gregos, romanos, persas e árabes durante muitos séculos;
- O pergaminho era feito com couro de animais (como ovelhas, cabras e bezerros), que era limpo, curtido, lixado e esticado em armações de madeira.
0 Comentários