O QUE SÃO ALIMENTOS TRANSGÊNICOS?

julho 05, 2021

Os alimentos transgênicos são modificados e produzidos por meio de técnicas de engenharia genética. Por meio delas, é possível inserir genes de organismos diferentes em uma espécie de planta. Esses genes podem ser de outras plantas, animais ou bactérias e não poderiam ser transferidos naturalmente. Dessa forma, tudo é realizado em laboratório pelo homem.

Ao comparar o alimento comum e o transgênico, não é possível observar nenhuma diferença física entre eles. Entretanto, transgênicos possuem características que melhoram seu cultivo e sua produtividade.


Os alimentos mais produzidos são aqueles que apresentam grande resistência a insetos, necessitando de menos agrotóxicos. Entre os principais transgênicos cultivados no país estão a soja e o milho, os quais são usados como ração para aves, gado e suínos. Além disso, também são muito usados em produtos ultra processados para humanos, como é o caso da salsicha, da bolacha e dos salgadinhos de pacote, por exemplo. Existem também espécies de frutas que apresentam maior prazo para amadurecimento e aquelas com maior valor nutricional para levar ao consumidor.

No entanto, são muitos (e graves) os riscos potenciais àqueles que os consomem, sendo os principais:

  • Aumento das alergias
  • Aumento de resistência aos antibióticos
  • Aumento das substâncias tóxicas
  • Maior quantidade de resíduos de agrotóxicos

 


A identificação de alimentos transgênicos é assegurada por um conjunto de Leis e normas específicas, as quais falam sobre a obrigatoriedade da identificação com símbolo em tamanho e formato específicos na letra “T”. Assim, todos os produtos que sejam feitos a partir de ou que contenham ingredientes produzidos a partir de organismos geneticamente modificados, devem fornecer nas embalagens essa informação aos futuros consumidores.


ASSISTA A VIDEOAULA:



You Might Also Like

0 comentários