O USO DA ÁGUA NO DIA A DIA

julho 27, 2021

Em época de falta de água, é muito comum ouvir/ver campanhas de sensibilização para a economia de água. Não lavar carros e calçadas, tomar banhos mais rápidos e fechar a torneira são alguns exemplos disso. Mas você sabia que a economia de água vai muito além de simplesmente diminuirmos o seu consumo doméstico?

Quando pensamos em uso da água, logo nos vem à cabeça o seu uso doméstico. É a água que usamos para beber, tomar banho, lavar mãos, louças, roupas e a casa, enfim, o uso cotidiano e aparente. Porém, o uso da água vai muito além disto. A água está presente em praticamente tudo o que usamos em nosso dia-a-dia.


Desde quando despertamos e checamos no celular a hora ou as últimas novidades em nossas redes sociais, estamos usando água. No processo de produção do nosso celular foi utilizado água, assim como praticamente tudo que a indústria produz: roupas, calçados, embalagens, eletrodomésticos, móveis, entre outros. A gama de produtos é verdadeiramente imensa.

Já quando vamos tomar nosso café da manhã, novamente a água está presente. Precisamos da água para o cultivo, preparo e transporte dos alimentos. Não dá para pensar em agronegócio sem pensar no consumo de água. E não para por aí! Quando ligamos a televisão ou acendemos a luz, lá se vai mais consumo de água. Nossa principal matriz energética é a hidroeletricidade, ou seja, geração de energia elétrica a partir da força da água.


Ao puxarmos a descarga, mais água para a depuração do esgoto. Ao entrarmos ou sairmos de casa, mais água no material minerado que foi utilizado na construção de nossas residências. E no verão, quando vamos à praia ou piscina para nos refrescar, mais consumo de água em seu uso recreativo.

Percebe-se, portanto, que a água está presente em absolutamente tudo o que fazemos. Assim, com pequenas mudanças em nosso cotidiano, fazendo um consumismo racional e evitando o desperdício, podemos fazer uma grande diferença na economia de água.


ASSISTA A VIDEOAULA:



You Might Also Like

0 comentários