O QUE É O EFEITO ESTUFA?

agosto 30, 2021

Para começar, o efeito estufa é algo natural de nosso planeta e fundamental para a manutenção da temperatura ideal para a vida na Terra. Sem o efeito estufa, nosso planeta seria frio demais.

O efeito estufa ocorre por conta de uma camada de gases que circunda nosso planeta na atmosfera. São diversos tipos de gases, entre eles o gás carbônico e o gás metano, formados por moléculas de carbono. Os raios luminosos do sol atravessam esta camada de gases e chegam até a superfície terrestre. Aqui eles são refletidos e voltam para esta camada. Alguns destes raios atravessam a camada e vão para o espaço, outros, ficam retidos em nossa atmosfera por não conseguirem atravessar novamente a camada de gases. Como ficam aqui, estes raios solares liberam calor e mantém uma temperatura média agradável.


O grande problema é que nos últimos anos, depois da revolução industrial, com o advento da queima de combustíveis fósseis e destruição florestal, passamos a liberar para a atmosfera, muito mais gases de carbono do que o normal. Dessa forma, a camada de gases de nossa atmosfera está ficando mais grossa e retendo mais raios de sol, provocando assim, mais calor.

Para entendermos melhor como esse efeito estufa funciona, podemos imaginar um dia de frio no inverno. Se colocarmos um casaco bem grosso, já ficamos com uma temperatura agradável. Agora se colocarmos mais casacos ainda, chegará uma hora que ficará quente demais.


Assim é com o efeito estufa, temos que ter uma certa camada de gases em nossa atmosfera, porém se ela ficar muito “grossa”, extensa demais, esquentará muito, gerando o aquecimento global. Com o aquecimento global, ocorrem as mudanças climáticas, onde os extremos serão cada vez mais comuns. Teremos eventos de muito frio e outros de muito calor. Épocas de muita seca e outras de muita chuva.

Mudar o rumo de nosso planeta e como será o nosso futuro, está em nossas mãos. São as pequenas atitudes de nosso dia-a-dia e ação dos governantes, que poderão fazer a diferença!



You Might Also Like

0 comentários