A IMPORTÂNCIA DAS ABELHAS PARA O CAMPO

setembro 06, 2021

Cada vez mais as abelhas têm se firmado como animais de extrema importância para a agricultura. Existem, inclusive, diversos estudos científicos que afirmam essa teoria.

Para se ter noção, esses pequenos animais são responsáveis pela polinização de 42% das 57 espécies vegetais mais plantadas no mundo. Esse processo tem um impacto direto na qualidade e na quantidade dos produtos do campo.


No que diz respeito às plantas cultivadas, mais de 60% dependem da polinização animal somente no Brasil – isso se levar em consideração as plantas cultivadas para alimentação humana, produção animal, biodiesel e fibras.

Há informações de que existem aproximadamente três mil espécies diferentes de abelhas no país. Contudo, apenas cerca de 400 estão catalogadas. 


Polinização

Para se reproduzirem, as plantas precisam das abelhas para levar o pólen de flor em flor. Esse processo é chamado de fecundação e, nele, é possível gerar o fruto. Sabe-se, portanto, que as plantas não podem se locomover. Por isso, a natureza com toda sua inteligência arrumou essa alternativa para que elas pudessem se multiplicar e reproduzir.

A produção e o crescimento dos nossos alimentos dependem não só das pessoas, mas também de outros pequenos seres vivos, os quais são extremamente importantes para o bom andamento desse ciclo.


ASSISTA A VIDEOAULA:



You Might Also Like

0 comentários