QUANTO VALE UMA FLORESTA?

setembro 27, 2021

Muito tem se falado sobre a devastação das florestas e o mundo inteiro tem olhado para o Brasil por conta da situação de nossos ecossistemas. Mas será que a floresta tem mesmo muito valor? Do ponto de vista econômico, não seria mais rentável substituir a floresta por pastagem ou plantação? Sem nenhuma dúvida, uma floresta em pé, a longo prazo, rende infinitamente muito mais do que a pecuária ou a agricultura. Isso porque as florestas e os demais ecossistemas nos fornecem inúmeros serviços ambientais, sem os quais não sobreviveríamos.


Os serviços ambientais, ou também conhecidos como serviços naturais ou ecossistêmicos, são processos gerados pela própria natureza, essenciais para a sobrevivência humana, estando associados à qualidade de vida e bem estar da sociedade. Entre estes serviços, podemos citar como exemplo a manutenção do ciclo hidrológico, com o provimento de água em quantidade e qualidade ideais, a purificação do ar que respiramos, a prevenção de eventos climáticos extremos, como secas e enchentes, o fornecimento de alimentos e de energia e a descoberta de possíveis novos remédios com a variabilidade genética ainda não estudada. E até para que tenhamos a agricultura e a pecuária, precisamos dos serviços ambientais.


Assim, é inadmissível a derrubada da floresta para o cultivo agrícola ou animal. Derrubar uma floresta, significa eliminar todos os serviços ambientais por ela fornecidos e por consequência, eliminar todas as benesses que garantem o bem-estar humano.


Mas então, você deve estar se perguntando: como vamos garantir a alimentação da população humana que ainda continua a crescer em ritmo acelerado? Com planejamento e tecnologia. Já existem muitas áreas degradadas em todo o mundo que podem ser empregadas para o cultivo animal e agrícola, não precisando devastar mais áreas de floresta para estas atividades. O avanço tecnológico, tem tornado cada vez mais produtivas, a agricultura e pecuária. E por fim, existem diversas fontes de alimentos não advindas da cadeia produtiva agropecuária, mas sim, das florestas e demais ecossistemas, que ainda são subutilizadas pela população em geral.

Por fim, conclui-se que manter uma floresta em pé é um ótimo negócio!


ASSISTA A VIDEOAULA:



You Might Also Like

0 comentários