SAIBA COMO MANTER OVOS LIMPOS EM MEIO À CRIAÇÃO DE GALINHAS CAIPIRAS

novembro 03, 2021

A limpeza dos ovos, desde a postura até a comercialização, é um desafio e tanto para os produtores e técnicos – isso porque qualquer “deslize” podem indicar descuido ou gerar algum tipo de falha no sistema de produção, o que inclui lidar com fezes, penas, terras e outras sujeiras provenientes da casca do ovo.


A título de informação, um descuidado com o processo (por menor que seja) pode comprometer não somente o interior do ovo, mas também a parte externa do alimento. No entanto, há diversos cuidados a serem tomados para que situações como essa sejam evitadas, como a criação de aves, por exemplo.

Nesses casos, manter as aves saudáveis, bem-nutridas e em um ambiente adequado ao bem-estar animal garante a qualidade do alimento – mesma premissa utilizada com bovinos “nobres”.


Há também medidas preventivas a serem tomadas pelo próprio consumidor, a fim de evitar doenças relacionadas aos ovos. Comprar, armazenar, manusear e, principalmente, preparar os ovos, exigem cuidados minuciosos do produtor rural, que muitas vezes faz deste alimento o seu sustento e fonte de renda.


Com o intuito de ajudar o criador de galinhas caipiras e evitar quaisquer transtornos que possam aparecer na produção e comercialização do produto em questão, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) divulgou uma cartilha com orientações importantes acerca do tema. O conteúdo informativo é rico em dicas sobre a saúde das aves, bem como os cuidados com o ambiente para evitar possíveis contaminações.

O material está disponível em PDF ao clicar na imagem abaixo.


Agora, cabe o compartilhamento aos amigos, curiosos do tema e produtores rurais. Afinal, informação boa é informação dividida.

You Might Also Like

0 comentários