TUTORIAL: APRENDA A RECUPERAR UMA PLANTA SECA E QUASE SEM VIDA

Assim como os seres humanos, as plantas também passam por momentos de dificuldade, sendo a causa muitas vezes um mistério. Se as folhas murcham, a falta de água pode ser o fator principal. No entanto, a simplicidade em solucionar o problema nem sempre se faz presente. A falta de energia solar, o clima seco ou a ausência de nutrientes no solo são fatores corriqueiros quando o assunto é a dificuldade enfrentada pelas plantas.

Os métodos para salvar sua amiguinha são os mais variados, mas vale ressaltar que o processo de melhora pode levar até dois meses, ou seja, quase nunca se percebe uma evolução rápida. Seja paciente e persistente!


Corte folhas mortas e galhos secos

Tome cuidado na hora de aparar as folhas mortas da sua planta – mas não deixe de fazê-lo. Preste atenção com os brotos, uma vez que eles têm grande potencial de crescimento. Comece cortando o topo dos galhos, sempre em pequenas quantidades. Quando conseguir visualizar que o centro do caule está com uma coloração esverdeada, significa que o corte está próximo das raízes – então, é o momento de parar. Os resultados podem ser obtidos em um mês.


Troque a planta de vaso

Quando as raízes da sua planta ficarem pra fora do vaso, é o momento de mudar o recipiente por outro maior. Fique atento para sempre optar por uma base que contenha furos inferiores, a fim de auxiliar na drenagem. Vale lembrar também que algumas espécies de planta necessitam de vasos específicos. Pesquise!

 

Confira os níveis de umidade do local em que a planta se encontra

Se mesmo com regas diárias o ambiente em que a planta está fica seco, é sinal de que os níveis de umidade estão baixos demais. Para melhorar essa situação, encha de cascalho ou pedrinhas uma panela e coloque-a embaixo da sua planta. Coloque água dentro da panela a ponto de não ultrapassar o cascalho ou as pedrinhas. Depois de um tempo, acontecerá o processo de evaporação da água, fazendo com que a umidade em torno da planta se estabilize.

 

Controle a luz solar

O desenvolvimento das espécies depende da exposição solar. Mas preste atenção em quanto tempo à luz direta atinge as plantas para que não haja queima das folhas.

 

Adicione nutrientes

Adube sua plantinha com borra de café, casca de ovo ou até mesmo restos de vegetais. Isso fará com que sua amiguinha ganhe força e se desenvolva de maneira saudável.

 

Por fim, vale ressaltar que os cuidados com as plantas devem ser diários. Portanto, é importante que o solo fique úmido para que, pouco a pouco, ela recupere seu vigor. O comportamento das plantas pode dizer muito. Fique atento!

0 Comentários