OS TIPOS DE ÁRVORES MAIS COMUNS NO BRASIL


Se o assunto é diversidade, estamos falando de Brasil. Dos animais até as plantas, o conhecimento é exageradamente grande. As árvores, por exemplo, têm incontáveis espécies espalhadas pelo território nacional, sendo esta uma das grandes biodiversidades do nosso país – das raras às mais comuns.

Visto isso, reunimos uma listagem com os quatro tipos de árvores mais fáceis de encontrar no Brasil. Confira!

 

Bambu

Da subfamília Bambusoideae, o bambu é uma das plantas mais conhecidas do país. Estima-se que existam mais de 1.200 espécies no mundo inteiro, espalhadas entre 90 gêneros nativos, em todos os continentes, com exceção da Europa.

Instrumentos musicais, móveis e até itens da construção civil são originados do bambu, uma vez que dispõe de caules lenhificados. Além disso, também é muito usado na arte, especialmente em objetos decorativos.


Cedro

Com altura máxima prevista em 30 metros, o cedro pertence à família Pinacae. Nativa da Mata Atlântica, ela cresce de maneira muito acelerada e, por isso, é a mais procurada quando o assunto é reflorestamento de áreas.

Espalhada por todo o território nacional, o cedro é mais comum entre o Rio Grande do Sul e Minas Gerais, onde o clima é quente e úmido e o solo é bem drenado.

 

Pinus

Com maior destaque no Sul e Sudeste do Brasil, as árvores Pinus tiveram sua origem no hemisfério sul e pertencem à família Pinaceae.  No total, existem cerca de 150 espécies delas espalhadas pelo mundo.

 

Oliveira

Originárias do Mar Mediterrâneo, as oliveiras produzem azeitonas, as quais são utilizadas na produção do azeite. Ela é baixa (no quesito altura), tem o tronco retorcido e uma vida útil bem longeva.

 

Essas são apenas quatro das muitas espécies encontradas no Brasil. A lista, podemos garantir, é ainda mais extensa.

Plantar e cultivar árvores, além de estimular o próprio plantio e reflorestamento, é dever de todos. Faça sua parte. Diga “não” ao desmatamento!


Fontes de informação: Blog Plantei

0 Comentários