OS BENEFÍCIOS DO BRÓCOLIS


Dieta saudável e nutritiva tem que ter brócolis. Versátil e saboroso, esse alimento pode ser consumido das maneiras mais variadas possíveis. Inclusive, sua fama vai além do paladar – ele é ótimo no combate a doenças e ainda é um grande aliado para quem é adepto de uma rotina sem carne.

Pensando nisso, reunimos cinco benefícios do brócolis, a fim de lhe convencer a introduzir esse vegetal no seu cotidiano alimentar. Confira!

 

Fonte de cálcio

De alguns anos pra cá, os casos de intolerância à lactose se tornaram bem comuns. Por isso, as pessoas viram aí uma necessidade de substituir o leite por outra fonte de cálcio – e é aí que entra o brócolis. Uma única xícara desse vegetal possui 130mg de cálcio, o que é suficiente para compensar a falta de leite, seja por doença ou escolha.

 

Rico em proteínas

O grande desafio (e preocupação) de quem adere uma rotina vegetariana é encontrar alimentos ricos em proteínas, a fim de substituir a falta da carne. Tendo em vista essa situação, o brócolis se torna o melhor amigo dessas pessoas, uma vez que cumpre muito bem seu papel nutricional.

 

Ajuda a perder peso e controlar o açúcar no organismo

Se a meta é emagrecer com saúde, o brócolis não pode ficar de fora da dieta. Isso porque ele tem baixas calorias e auxilia na perda de peso, além de intensificar a massa muscular. Mesmo sendo um alimento com pouco açúcar, ele é rico em fibras e proteínas, o que ajuda a controlar a insulina no sangue.

 

Combate o câncer

Câncer de pulmão, mama, colo de útero e próstata podem ser evitados quando a pessoa mantém uma dieta à base de brócolis. É verdade que essas doenças ainda podem aparecer, mas nesses casos, as chances são reduzidas, tendo em vista que o vegetal em questão dispõe de propriedades antioxidantes e anticancerígenas. O sistema imunológico fica reforçado ao entrar em contato com o zinco, o selênio e o betacaroteno presentes no brócolis.

 

Previne doenças cardíacas

Doenças cardíacas podem ser evitadas quando o brócolis está presente na rotina alimentar de uma pessoa, devido à presença de carotenoide luteína, folato e vitamina B6. Além disso, o magnésio, potássio e cálcio contidos no vegetal ajudam o corpo a manter a pressão sanguínea controlada.



0 Comentários