CONHEÇA OS DIFERENTES TIPOS DE PIMENTAS


Quem se aventura na cozinha, sabe que a pimenta é um dos ingredientes indispensáveis na culinária. Com vários tipos, tamanhos, cores, formatos e graus de ardência, elas são encontradas tanto em pratos doces quanto salgados.

E, claro, falar em pimenta também é falar sobre o meio ambiente. Afinal, ter conhecimento sobre ingredientes desse tipo nos aproximam ainda mais da natureza.

Quer conhecer mais a fundo uma das especiarias mais conhecidas e amadas do mundo? Então siga a leitura.

 

Pimenta dedo-de-moça


Com sabor e aroma mais suaves, esse tipo de pimenta é bastante utilizado em molhos, saladas e sobremesas, sendo considerado um dos tipos mais versáteis. É fácil de encontrá-la, tendo em vista sua origem brasileira. Seu grau de ardência é médio.

Formato: alongado e curvo;

Coloração: vermelho intenso.


Pimenta biquinho


Fácil de cultivar, a pimenta biquinho é rica em nutrientes e substâncias que ajudam a aumentar a imunidade do corpo humano. Com um grau de ardência quase nulo, ela exala um aroma inconfundível. É indicada para quem ainda não tem o paladar aguçado para esse tipo de fruto.

Formato: pequeno e com formato arredondado que se estreita na ponta;

Coloração: vermelho vivo.

 

Pimenta malagueta


De origem brasileira, a malagueta é considerada uma das pimentas mais ardidas do mundo. Seu uso é frequente no nordeste do país – tanto que é um dos ingredientes primordiais de alguns pratos típicos famosos, como o bobó de camarão, moqueca, vatapá e também o famoso acarajé.

Formato: alongado;

Coloração: do verde ao vermelho intenso, quando madura.

 

Pimenta jalapeño


A pimenta jalapeño é de origem mexicana. No entanto, devido ao seu sabor característico, é bastante utilizada no mundo inteiro. A colheita inicia quando ainda está verde. Geralmente, as pessoas especializadas em culinária fazem uso da jalapeño nos preparo de recheios, molhos e receitas com carnes. Sem restrições, ela também pode ser consumida crua. No Brasil, é considerada forte, embora sua ardência seja média.

Formato: alongado;

Coloração: verde.

 

Pimenta cumari-do-pará


Famoso na região norte do Brasil, o fruto é muito picante e com final um pouco amargo. A pimenta cumari-do-pará dispõe de um aroma incomparável e pode ser consumida em pratos do cotidiano, tais como: arroz, feijão, carnes e ensopados. É considerada com um “toque especial” em qualquer refeição.

Formato: arredondado ou ovalado;

Coloração: varia do amarelo ao vermelho intenso.

 

E tem muuuuuuito mais! Agora que tal começar a se aventurar no cultivo dessas especiarias?

0 Comentários