ARRAIA DE 300kg PESCADA NO CAMBOJA BATE RECORDE MUNDIAL


Uma arraia gigante é o novo recorde mundial de peixes de água doce, foi pescada no Rio Mekong no Camboja e pesou 300kg (661lb). O peixe da espécie Arraia Gigante de Água Doce (Urogymnus polylepis) está ameaçado de extinção e foi devolvida com boa saúde em seu habitat natural.

Segundo o site Fishbase, essa espécie de Arraia é encontrada nas bacias do Mekong e Chao Phraya, no leste de Bornéu, Nova Guiné e a norte da Austrália. Essa espécia habita o fundo arenoso de grandes rios e se alimenta de peixes e invertebrados.


O peixe foi capturado no dia 13 de Junho de 2022. Cientistas da FISHBIO, responsáveis pelo Projeto Maravilhas do Mekong (Wonders of the Mekong) implementaram cirurgicamente uma etiqueta acústica para poder estudar a espécie e seu comportamento migratório e depois devolveram o peixe ao Rio Mekong.


O que é o Projeto Maravilhas do Mekong?

O projeto Wonders of the Mekong tem como objetivo melhorar a compreensão, a apreciação e a capacidade de gerenciar um rio Mekong funcional e saudável para peixes, animais selvagens e pessoas.

O projeto também busca destacar o valor de conservação dos serviços ecossistêmicos, habitats, patrimônio cultural e biodiversidade do Rio Mekong. Esses objetivos serão alcançados por meio de pesquisa, capacitação e comunicação.

O projeto é uma parceria de várias organizações, incluindo o Inland Fisheries Research and Development Institute, e é liderado pelo Centro Global de Água da Universidade de Nevada com o apoio da USAID.


Quebra do recorde mundial de peixes de água doce

A Arraia de 300kg teve peso suficiente para ganhar o título de maior peixe de água doce já registrado, superando o recorde anterior de um bagre gigante do mekong de 293kg (Pangasianodon gigas) capturado em 2005 na Tailândia.


Texto: Pescaria S/A

Imagem: Reprodução Facebook / Mekong Wonders

0 Comentários