PESCA DO PEIXE PINTADO SERÁ PROIBIDA EM SETEMBRO


Também conhecido em algumas regiões como Surubim, o peixe Pintado (Pseudoplatystoma corruscans) foi incluído na lista de espécies ameaçadas de extinção pelo Ministério do Meio Ambiente no dia sete de junho desse ano. A pesca do Pintado será proibida a partir de setembro em todo o Brasil, inclusive na modalidade esportiva.

Essa espécie de Pintado é encontrada nas bacias do São Francisco, Paraná, Paraguai e Uruguai, alimenta-se principalmente de peixes e é uma das espécies mais desembarcadas na pesca da região do Pantanal.

A espécie de peixe Pintado (Pseudoplatystoma corruscans) foi incluída na categoria Vulnerável da Lista Oficial de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção.


Segundo o ICMBio, tendo em vista que o Brasil é um país muito diverso, possuindo aproximadamente 20% das espécies existentes no mundo, a Lista Oficial brasileira é um dos maiores esforços em avaliação da biodiversidade empreendidos em nível global.

Também conforme o ICMBio, a introdução do peixe Pintado na lista de animais ameaçados é resultado de uma análise técnica que analisam a distribuição geográfica e as reduções de populações.

A redução das populações do peixe Pintado nas bacias do São Francisco e do Paraná foi justificada principalmente pela presença de barragens que impedem as rotas de migração da espécie. Vale lembrar que o Surubim Cachara (Pseudoplatystoma reticulatum) não é a mesma espécie e não está incluído na lista. Outra espécie peixe Pintado, o Surubim do Doce (Steindachneridion) do Paraíba do Sul, já fazia parte da lista.

 

Texto: Carlos Eduardo do blog Pescaria S/A.

0 Comentários