Seja um parceiro

Toda e qualquer empresa pode ajudar direta ou indiretamente os projetos realizados pela Associação Caminho das Águas do Tijucas, por meio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e/ou Fundo da Infância e do Adolescente.

A maneira mais comum e recorrente é através do Imposto de Renda. Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem destinar parte do imposto às causas e projetos sociais – neste caso, Biodiesel na Escola, Jovem Aprendiz Rural e Pescando e Plantando Inclusão.

 

Aderindo ao sistema

Ao fazer sua declaração anual de IR, você deve informar à Receita Federal que quer destinar um percentual do valor a cobrar ou a receber para programas de incentivo fiscal previstos em lei. Neste caso, o FIA ou o CMDCA.

Segundo o que é definido em lei, pessoas físicas podem destinar até 3% do Imposto quando preenchem a declaração completa, no formulário disponibilizado pela Receita Federal. Já pessoas jurídicas podem doar até 1%.

Você pode doar tendo imposto a pagar ou a restituir. Se tiver imposto a pagar, sua doação será abatida do montante a ser pago. Se tiver valores a restituir, o valor será somado à sua restituição e corrigido pela taxa Selic até a data da restituição.

 

Passo a passo

1 – Preencha normalmente todos os dados da sua declaração. Caso tenha feito alguma doação ao Fundo da Infância e do Adolescente no ano anterior, informe em “Doações Efetuadas”;

 

2 – Selecione a opção tributação “Por Deduções Legais”. Essa opção é necessária para deduzir do Imposto Devido suas doações ao FIA;

 

3 – Selecione “Doações Diretamente na Declaração – ECA” no Resumo da declaração;

 

4 – Clique em “OK” e depois em “Novo”;

 

5 – Escolha o Estado (Santa Catarina) e o Município (Tijucas) para onde será destinada sua declaração;

 

6 – Verifique o valor disponível para doação;

 

7 – Selecione o tipo de Fundo. Este é o momento em que você vai selecionar Fundo da Infância e do Adolescente e/ou Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. Vale ressaltar que você também pode doar para mais de um fundo ou programa. Para tanto, basta ir acrescentando novos dados de doação até completar o valor disponível;

 

8 – Vá ao menu “imprimir” e procure a opção “DARF – Doações Diretamente na Declaração – ECA”. Em seguida, selecione o contribuinte e a opção desejada (visualizar, gerar PDF ou imprimir) e clique em OK.

 

Observações:

A seguir, será gerado um DARF, em duas vias, para cada doação. Ele deve ser pago até a data de vencimento informada no documento. A doação será declarada automaticamente. Lembre-se de guardar o DARF e o comprovante de pagamento.